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25 de agosto de 2008

Restauro - Austin Cooper S MKI, 1965 (# 3)

Distribuição
Continuando, com a a carroçaria já em casa, e o bloco em restauro, aproveitei para recuperar outros componentes, ao alcance dos meus conhecimentos e possibilidades...
Sendo o distribuidor do Cooper S MKI, um componente exclusivo (23 D4 40819 da LUCAS) , obtive um original em estado razoável, mas decidi mandá-lo para a firma H & H Ignition Solutions em UK, (http://www.h-h-ignitionsolutions.co.uk/), para o renovar completamente. Atenção aqui também pois estamos sempre a tropeçar com gente ... humm ... com uma concepção diferente da honestidade...mas o resultado final é bom.

Suspensão e travões
Relativamente ás suspensões, e após ter montado as originais com tubos novos de interligação frente-traseira do sistema hydrolastic, etc, verifiquei que o carro 'arreava' devido a 2 ou 3 fugas, e que um dos 'ananazes' (displacer) se encontrava também com fuga interna, o que era mais grave. Antevendo este pesadêlo e o que significa desmontar um displacer ou reparar uma simples fuga...decidi sacrificar, aqui, e excepcionalmente, a originalidade, adoptando a suspensão seca com amortecedores Koni. Mea culpa.
Utilizei o charriots da frente wet com suspensão dry, situação que é mais favorável em termos de tenue-de-route devido á geometria do conjunto.
A alteração foi home-made, mas seguindo á risca as indicações do mestre Keith Calver...
Recuperei e guardei todo o conjunto hydrolastic, just in case.

Havia que montar o servo freio, de acordo com o original...novamente voltei a mergulhar na literatura porque o servo-freio existente pura e simplesmente não estava ligado!
Decidi adquirir um novo servo freio da Lockheed. Verifiquei no entanto que aquando do restauro da carroçaria o bate-chapas tapou todos os furos que existiam naquela chapa - tinha mais buracos que um camaroeiro - houve pois que indagar qual a posição exacta de montagem do dito, pois ninguém sabia exactamente onde.
Dos USA vieram então uns croquis dum '1070' com umas fotos, o que conjuntamente com documentação enviada pelo Rich Hawcroft da Mini Spares, resolveu o problema.
As fotos mostram então o resultado final...
A par doutras situações que aconteceram ao longo do restauro, e que continuam, pois este ainda não terminou!, verifiquei novamente que o conhecimento de determinadas coisas é muito empírico e baseado no ouvi-dizer... mas o certo é que tenho as templates necessárias! e o resultado foi o das fotos anexas !
Depósitos de gasolina...
Este topico parece deslocado...mas no entanto também aqui veio ao de cima o quanto há que estudar e ter uma 'costela' de alfarrabista ou rato de biblioteca, para se fazer um restauro a preceito!
Tendo decidido montar os 2 depósitos de gasolina, havia que saber qual o trajecto exacto dos tubos de ventilação dos depósitos, meio de fixação correcto á carroçaria e também o traçado do tubo de ventilação da bomba de gasolina, já que quanto aos tubos de alimentação não havia qualquer dúvida.
Graças ao facto de pertencer ao MCR - Mini Cooper Register, consegui, no forum, saber tudo ou quase tudo! Aqui deixo a informação para quem pretender fazer o trabalho como originalmente.