Free counters!

26 de agosto de 2008

Restauro - Austin Cooper S MKI (1965) (# 4)

Lettering Austin Cooper S
As peripécias vão saindo duma forma aleatória...
Também o mesmo bate-chapas que havia tapado todos os furos na chapa onde fixa o servo-freio, para não fugir á regra, tapou também os furos na tampa da mala (e também do capot!!) onde fixa o 'lettering" 'Austin Cooper S'... aqui a coisa foi mais complicada, e como habitualmente, perguntei a 'toda' a gente, mas ninguém sabia as 'coordenadas' exactas das letras.

Na tampa da mala a letra 'S' está como que deslocada das restantes letras, pois - a exemplo de muitas outras soluções neste carro - Abingdon não se deu ao trabalho de centrar (com o centro do fecho da mala, que seria o mais lógico) o "lettering", antes adicionando à direita do Austin Cooper o 'S', que fica assim meio perdido...mas é mesmo assim.
A par desta situação também se colocava a questão do tipo de fixação de cada palavra 'Austin, 'Cooper' e 'S', visto que de acordo com os manuais, a utilização dos 'pinos' em plástico e principalmente a (má) qualidade dos emblemas da Mini Spares - que não tem, ao contrário dos fornecidos pela Mini Competition (Alto da Lixa) os recessos necessários para que a cabeça dos pinos fique recolhida e deste modo o emblema quase que encosta á chapa - tem como resultado separar o 'lettering' da tampa da mala o que dá um aspecto péssimo e não está de acordo com o original.

Só restava mesmo ir para o estirador qual Alec Issigonis...
E assim foi. Através de várias boas fotos consegui estabelecer uma relação de escalas tendo como referencial pontos fixos da carroçaria (bordo superior da tampa da mala e centro do respectivo fecho) , obtive as necessárias templates à esc. 1:1, que apliquei directamente na carroçaria, efectuando deste modo as furações nos sítios certos. O resultado é o que se pode observar nas fotos anexas.
Apesar de ter adquirido emblemas (os existentes eram feitos em latão (!) com péssima fundição e não originais...) correctos não consegui utilizar os tais pinos em plástico, mas unicamente fixar os emblemas por dentro da mala com anilhas de pressão, tendo antes preenchido o furo com massa compound da mesma côr , neste caso vermelha. Como o carro não será , em princípio para utilizar em dias de chuva (!) , apesar de ter ficado bem vedado, não há o perigo de infiltrações...