Pelo que já se aperceberam da descrição do restauro, adquiri ao longo deste 3 anos bastantes peças novas, isto é, não NOS (new-on-stock) mas peças iguais ás originais fabricadas actualmente.
Não fiz quaisquer concessões em matéria de segurança, pelo que direcção , travões, suspensão e parte eléctrica são 'novos'. Toda a parafusaria é nova, e muitos destes (especialmente diferencial e motor, tendo neste, na parte baixa do mesmo, utilizado pernos ARP) foram mandados fazer propositadamente em materiais de melhor qualidade.
Dado que esta minha atracção pelos Cooper já vem de longe, e mesmo antes de iniciar este restauro fui coleccionando algumas peças consideradas mais raras (todas NOS) e que apliquei agora nesta reparação, apesar de muitas delas serem destinadas a um projecto que tinha - uma réplica dum Cooper S 'works' - mas do qual desisti devido aos custos previstos serem astronómicos, se executada com fidelidade.
Mas o propósito deste tópico é colocar em evidência a falta de qualidade que se constata nalgumas das peças replicadas das originais ... isto apesar de serem fabricadas com meios tecnológicamente muito superiores aos de então , de há 50 anos, o que me levou, em determinados casos, a recuperar a peça original. Julgo que esta situação se estende também a outras marcas. Aliás a regra parece ser manter a todo o custo a peça original se tal não afectar a fiabilidade ou segurança.
Também acontece que para facilitar o fabrico em grandes séries (ex: peças fundidas) , a peça é modificada, mantendo a sua
funcionalidade mas diferindo da original no seu formato, por vezes em pequenos pormenores, mas que lógicamente também contam.
funcionalidade mas diferindo da original no seu formato, por vezes em pequenos pormenores, mas que lógicamente também contam.O 'made in china' estendeu-se também a esta actividade e nos grandes fornecedores de UK tal é evidente, aliás conforme referi no tema relativo aos interiores. Na foto ao lado e como atrás referi, a tal frente 'S' que deu um trabalhão...
Uma das alternativas - apesar de não ser grande adepto por falta de espaço e não pretender criar sucata- a que a maioria recorre é dispôr de um ou mais 'dadores' , neste caso Austin ou Morris 850 (apenas no tocante
a detalhes de carroçaria e interiores) e visitas frequentes a 'industriais de materiais reciclados' (vulgo sucateiros), opção que me vai resolvendo alguns problemas mais bicudos, mas com custos 'obscenos' e peripécias negociais incríveis...
a detalhes de carroçaria e interiores) e visitas frequentes a 'industriais de materiais reciclados' (vulgo sucateiros), opção que me vai resolvendo alguns problemas mais bicudos, mas com custos 'obscenos' e peripécias negociais incríveis...Há muita interajuda e solidariedade, é um facto, e tenho beneficiado disso.